Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/413
Título: A educação vista pelo olhar do filósofo Adorno
Tipo: Video
Autor(es): Zuin, Antônio Alvaro Soares
Palavras-chave: Theodor Adorno;Theodor Hiesengrund;Educação após Auschwitz;Sentimento e educação;Processo de desensibilização
Data do documento: 17-Jun-2011
Resumo: Adorno que foi um filósofo alemão do século passado propõe uma reflexão dos educadores sobre a possibilidade de uma reincidência de Auschwitz, que foi um dos principais campos de concentração na Segunda Guerra Mundial. Para ele a educação deveria estabelecer práticas que combatessem a possibilidade da volta de um clima cultural favorável aos campos de concentração. É nesse sentido, que para Adorno aquele professor que tem uma posição autoritária de modo que os alunos não se sintam estimulados a intervir sala de aula, cria uma situação em que o aluno pode passar a odiar o professor, ou seja, essa ideia de que os professores precisam ser rígidos para formar o caráter dos alunos é uma posição errada, pois acaba propiciando ao ódio e ao ressentimento. Outro ponto trabalhado por Adorno no livro Educação após Auschwitz é como, cada vez mais, as pessoas tendem a sentir mais afeto pelas coisas do que por outras pessoas, o que ele vai chamar de consciência coisificada.
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/413
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Duração: 07min 50s
Observações de instalação: Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_FilosofiadaEducacao_A educacaofilosofoAdorno.flv19,23 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons