Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Iolanda-
dc.date.accessioned2011-06-28T12:28:34Z-
dc.date.available2011-06-28T12:28:34Z-
dc.date.issued2011-06-28-
dc.identifier.urihttp://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/437-
dc.description.abstractAlgumas questões familiares influenciam na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos, no entanto, esses fatores não o impedem de aprender. Dessa forma, a escola deve estar pronta para atender essas especificidades para que possa abranger a todos. Segundo Paulo Freire, essas diferenças podem ser atendidas pela escola quando essa se preocupa em ensinar de acordo com a realidade do aluno, quando o professor respeita a trajetória do aluno e cria condições para que novos elementos sejam incorporados na aprendizagem, incluindo, assim, esse estudante na sociedade letrada. Ao analisarmos as cartilhas escolares, notamos uma falha na tentativa de alfabetizar os alunos, visto que os textos são pobres e não contribuem para a formação do cidadão. Assim, podemos observar que as informações fornecidas aos alunos não podem ser fragmentárias, pois eles não conseguem se posicionar criticamente diante dos assuntos. É importante recuperar as práticas de leitura e escrita que são veiculadas na sociedade para estimular o senso crítico do indivíduo. Dessa forma, o professor precisa incentivar e ensinar seu aluno sem discriminá-lo linguisticamente, utilizando conteúdo contextualizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipMinistério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar)-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da língua maternapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectMétodo da cartilhapt_BR
dc.subjectAluno críticopt_BR
dc.subjectPreparação do alunopt_BR
dc.subjectAlfabetização e a discriminaçãopt_BR
dc.titleLetramento, alfabetização e cultura: vivências e possibilidadespt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.description.disciplineLinguagens: alfabetização e letramento 1pt_BR
dc.description.courseLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.technical.duration50min 13s-
dc.technical.installationremarksBaixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.pt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_LAL_Letramentoalfabetizacaoecultura.flv201,99 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons