Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/775
Título: Introdução à mecânica aplicada e dos sólidos: unidade 02, exercício 03
Tipo: Video
Autor(es): Furlan Júnior, Sydney
Palavras-chave: Resolução de exercício;Cálculo de momento;Equilíbrio de forças;Diagrama de corpo livre;Força de contato
Data do documento: 8-Set-2011
Resumo: Apresenta a resolução de exercício sobre cálculo das forças atuantes em corpos supostamente rígidos. O problema aborda a determinação do equilíbrio de um caminhão conforme esquema da Figura. O esquema consiste de um pau de carga montado em um caminhão de 1300 kg que é usado para descarregar uma plataforma de telhas com massa de 1600 kg. O peso do caminhão atua no seu centro de gravidade localizado a 4,7 m da roda traseira. O objetivo do problema é determinar a reação em cada uma das duas rodas traseiras B e em cada uma das duas rodas dianteiras C. Todas as etapas de cálculo são reproduzidas detalhadamente. Inicialmente, elabora-se o diagrama de corpo livre do caminhão para avaliação das forças atuantes no corpo. A seguir, realiza-se o desenvolvimento das equações de equilíbrio de forças e momentos nos pontos B e C para determinação das reações em cada uma das rodas.
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/775
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Mecânica Aplicada e dos Sólidos
Duração: 09min 59s
Observações de instalação: Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EA_MecanicaAplicada_Introducaoamecanicaunidade02exercicio3.flv51,46 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons