Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago, Glauber Lúcio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-31T11:36:25Z | - |
dc.date.available | 2011-10-31T11:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-31 | - |
dc.description | http://www.youtube.com/watch?v=iTa_s7I9oU4 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este vídeo apresenta uma dinâmica diferente. Após a vinheta de abertura e o letreiro de título, vemos um novo letreiro explicativo contendo as instruções para realização do exercício: “Veja as notas de baixo para cima e fale o nome delas junto com a voz do vídeo. Repita o exercício até ficar sem erros!” Após os letreiros segue uma nova tela, novamente com dois pentagramas: o superior apresenta uma clave de sol e o inferior uma clave de fá. Em cada pentagrama há duas notas, totalizando quatro notas. A disposição das notas, uma acima da outra, sugere que devem ser tocadas simultaneamente de acordo com o padrão ocidental de notação musical, ou seja, é um acorde (combinação de diferentes notas tocadas simultaneamente seguindo uma harmonia musical). Apesar disso, o objetivo do exercício é que o aluno leia uma nota após a outra, e não simultaneamente, o que é pontuado pela narração. Há um toque de bateria tocando no ritmo indicado e um piano que toca cada nota junto com a bateria, reforçando essa instrução. O ponteiro do mouse sobre a nota indica que a mesma deve ser lida no tempo adequado, ao mesmo tempo que a voz off fala o nome da nota. Esse procedimento do ponteiro realçado é realizado apenas nos três primeiros compassos, para reforçar a dinâmica do exercício. Nos demais compassos, não há o ponteiro do mouse realçado, mas a dinâmica do exercício mantém-se igual. O exercício segue até o compasso 39, seguido dos créditos e da vinheta de encerramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura musical | pt_BR |
dc.subject | Exercício | pt_BR |
dc.subject | Memorização | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.title | Memorização e treinamento: notas na escrita a 4 vozes, versão lenta | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.description.discipline | Linguagem e Estruturação Musical 4 | pt_BR |
dc.description.course | Licenciatura em Educação Musical | pt_BR |
dc.technical.duration | 03min 40s | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Maximinivídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maximinivídeo - Memorização e Treinamento Notas na escrita a 4 vozes - Lento.mp4 | 6,07 MB | Vídeo | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons