Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/411
Título: A influência de Rousseau no sistema educativo
Tipo: Video
Autor(es): Zuin, Antônio Alvaro Soares
Palavras-chave: Jean-Jacques Rousseau;Pedagogia moderna;Conhecimento e a faixa etária;Reflexão sobre conceitos;Importância do saber
Data do documento: 17-Jun-2011
Resumo: Para muitos autores Rousseau é considerado o “pai da pedagogia moderna”, visto que ele se preocupou com uma relação de adequação entre o conhecimento que era assimilado pelo aluno e a sua fase psico-cognitiva. Dessa forma, Rousseau foi um grande crítico do sistema educativo que predominava na França em meados do século XVIII, pois para ele os alunos repetiam aquilo que aprendiam e não refletiam diante do conhecimento. Portanto, nesse sistema educativo vigente não havia uma preocupação de fato com a relação entre o conteúdo que o aluno estava entrando em contato e a faixa etária. Um dos pontos importantes do livro Emílio, ou da Educação é que Rousseau mostra como é significante fazer com que o aluno reflita sobre conceitos já aprendidos para concluir outras questões. Assim, esse é um ponto que devemos ressaltar na proposta pedagógica de Rousseau, de que os conceitos devem ser assimilados pelos alunos de modo que eles tenham a possibilidade de resolver questões práticas a partir desses conhecimentos.
Descrição: Material desenvolvido para a disciplina do curso de graduação em Pedagogia da UFSCar, oferecido na modalidade EaD. Duração: .
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/411
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Duração: 07min 59s
Observações de instalação: Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_FilosofiadaEducacao_AinfluenciadeRousseau.flv19,56 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons