Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/866
Título: | Treinamento: visualização de acordes na escrita a 4 vozes em vários tons maiores |
Tipo: | Video |
Autor(es): | Santiago, Glauber Lúcio Alves |
Palavras-chave: | Leitura musical;Exercício;Memorização;Treinamento |
Data do documento: | 31-Out-2011 |
Resumo: | A voz off já inicia junto com o letreiro de título, com uma breve introdução sobre o conteúdo do vídeo. A seguir, há uma tela contendo o primeiro compasso uma partitura com dois pentagramas, o superior com a clave de sol e o inferior com a clave de fá. Cada compasso apresenta um acorde com quatro notas, e na parte superior do pentagrama há uma anotação em texto, identificando a tonalidade da sequência. O ponteiro realçado do mouse aponta cada nota, identificando seus nomes. Após explicar a relação entre as notas de acordo com a proposta do exercício, utiliza-se uma ferramenta de anotação logo abaixo do pentagrama alinhado verticalmente com as notas do acorde. Essa ferramenta de anotação serve para ilustrar o grau das notas desse acorde. O exercício segue realizando o mesmo procedimento com diferentes combinações de notas. Ao mesmo tempo em que o exercício é realizado, a voz off explica pontos da teoria musical que ajudam na compreensão dos conceitos objetivados pelo vídeo. Ao final do vídeo, a voz off faz algumas considerações sobre o nível de treinamento que os alunos devem ter para conseguir realizar os exercícios apresentados com facilidade e rapidez. |
URI: | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/866 |
Curso: | Licenciatura em Educação Musical |
Disciplina: | Linguagem e Estruturação Musical 4 |
Duração: | 08min 08s |
Aparece nas coleções: | Maximinivídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maximinivídeo - Treinamento Visualização de acordes na escrita a 4 vozes em vários tons maiores.mp4 | 12,42 MB | Vídeo | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons